O que é a Onyx Path? O que aconteceu com a White Wolf?

O que é a Onyx Path? O que aconteceu com a White Wolf?

Pra onde foi a White Wolf? O que é a Onyx Path? E os livros físicos? É para responder essas e outras perguntas, que nós do Blog New WoD Brasil criamos esse post.

1- O que aconteceu com a White Wolf?

Em 2006, a White Wolf e uma empresa islandesa de MMOs chamada CCP juntaram-se em uma fusão. O principal fruto dessa fusão seria um MMORPG baseado no CWoD (o Mundo das Trevas Clássico). Assim, muitos membros da White Wolf migraram para o setor de desenvolvimento do MMO. Entretanto, em outubro de 2011 a CCP não ia bem das pernas e viu-se obrigada a demitir muita gente, inclusive boa parte da galera que tinha saído da produção dos livros para trabalhar na produção do MMO. Essa decisão dificultou a capacidade da White Wolf/CCP de lançar livros de RPG e trabalhar no MMO ao mesmo tempo.  

2- O que é a Onyx Path?

A enorme demissão de funcionários da CCP fez com que em Janeiro de 2012, o Diretor Criativo da White Wolf, Rich Thomas, fundasse a Onyx Path Publishing (OPP), para cuidar então da parte de publicação dos RPGs de mesa da WW. A OPP é a editora licenciada responsável pela publicação das seguintes linhas de RPG de mesa e romances da White Wolf:

  • O Mundo das Trevas (também conhecido como NWoD)
  • O Mundo das Trevas Clássico (CWoD)
  • A linha Exalted.

Além das publicações ligadas à White Wolf, temos ainda a publicação de RPGs próprios da OPP como as linhas Scion e Trinity Continuum. Eles também publicam RPGs de autores independentes, como o Cavaliers of Mars da Rose Bailey.  

3- E os livros físicos?

A Onyx Path, por diversas razões, optou por mudar seu modelo de vendas, saindo do tradicional: imprimir tiragens e enviar para lojas torcendo para que sejam vendidas para um modelo que atende de forma mais específica (menos prejuízos) e mais moderna (livros digitais) seus consumidores. Assim, você ainda pode ter seu livro físico através do sistema de Print on Demand (PoD), na qual você compra seu livro através de sites como o DriveThru RPG. Volta e meia eles tem vários livros em promoção e pacotes em que você compra o livro físico e leva o pdf por um ou dois dólares adicionais. Devo dizer que esse sistema é particularmente bom para nós aqui no Brasil, reféns de taxas de câmbio, flutuações do dólar e fretes abusivos. Como? Se não tiver dinheiro pra comprar o livro de papel, comprem o pdf! É muito mais barato e você não paga frete. Bom, gente, espero ter esclarecido todas as dúvidas. Se restou alguma ou quiserem fazer uma pergunta relacionada, deixem um comentário aqui embaixo que responderemos o quanto antes. – Dante

6 Comments

  1. Pingback: Novidades da Onyx Path: O que muda com a compra da White Wolf pela Paradox? | REDERPG

  2. Pingback: Compra da White Wolf pela Paradox e Chronicles of Darkness « NW Brasil

  3. Boa tarde, gostaria de saber como fazer para comprar versões dos livros em português, eu já fiz uma varredura pela internet e somente acho de segunda mão.
    Gostaria de saber quem traduz aqui no brasil, e quem os vende.

    Desde já agradeço

    1. Olá, Charles.

      Inicialmente a tradução estava nas mãos da Devir¹, mas há anos a Devir não se pronunciou mais a respeito, sequer respondendo contato. Infelizmente, suas melhores opções para obter os (poucos) livros traduzidos é obtê-los de segunda mão.

      Nós do blog, até surgirem notícias de tradução oficial (pela Devir ou qualquer outra editora que se voluntarie), recomendamos a compra do que há disponível em português e que, claro, compre os livros em inglês. Nos oferecemos pra dar uma mãozinha com dúvidas (de inglês ou de regras, hehehe) =) – O importante é jogar com a galera o/

      ¹ http://loja.devir.com.br/rpg/mundo-das-trevas.html (o que está aí é apenas o que está disponível para venda. Os outros livros que foram traduzidos, se não se encontram aí é pq estão esgotados.)

  4. Pingback: DarkCast #01 – Retrospectiva 2015 e Futuro das Linhas « NWoD Brasil

  5. Pingback: Novidades da White Wolf para o MdT e o CofD « NWoD Brasil

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*