Spoilers! Mago: o Despertar 2e – A Mentira

Olá vampiros, destituídos, despertos, perdidos e tantos outros. Eu sou Dante Alighieri e irei apresentar aqui os spoilers já lançados para a segunda edição de Mago: o Despertar. Pois é, pessoal, a linha está sendo repaginada e atualizada com as regras do Novo Mundo das Trevas segunda edição, que estreou com o nome de God-Machine Chronicle (GMC, pros íntimos).

Desde o lançamento do GMC tivemos o Blood and Smoke – The Strix Chronicle (que agora se chama Vampire: the Requiem Second Edition) ; o update pro Lobisomem que ganhou o nome de Werewolf the Forsaken Second Edition ; e claro, Demon: the Descent.

O novo Mago tinha sido anunciado com o nome de Addicted to Misteries – The Fallen World Chronicle [Viciado em Mistérios – A Crônica do Mundo Decaído, em tradução livre], demonstrando um foco muito maior no Mundo Decaído, e todos os mistérios que se encontram nesse mundo em que vivemos.

O desenvolvedor da linha, Dave Brookshaw, seguindo a tradição da Onyx Path, vem feito os blogs de “desenvolvimento aberto”. Esses blogs contêm spoilers de como o livro vai ficar, sendo aberto a sugestões e críticas por parte do público, de forma que o produto final saia o melhor possível.

Pensando no nosso público menos entrosado com a língua inglesa, nós do NWoD Brasil trazemos aqui uma série com um resumo do que o Dave tem mostrado do novo livro, inclusive até algumas magias que ele apresenta pelos fórums na internet.

Então, chega de enrolação! Vamos ao primeiro post, que trata daquilo contra a qual todos os Despertos que não sejam Profetas do Trono Superno lutam:

A Mentira

(Resumo do post: I’ll Lie to You)

Todos os magos são capazes de enxergar os Símbolos que compõem a realidade. Os Despertos enxergam por trás daquilo que nubla a visão da maioria das pessoas: A Mentira. Ela é aquilo que impede os Adormecidos de, por livre arbítrio, buscar os Reinos Supernos e ter uma chance de despertar.

A Mentira agora é algo que está em maior evidência, sendo sua causa ainda motivo de debate. O que posso adiantar é que sua origem é dupla: ela é o reflexo no Mundo Decaído de símbolos supernos de opressão e tirania, em conjunto com a influência do Abismo. Sobre estes símbolos, você conhece muito bem o nome coletivo pelo qual atendem: Exarcas.

Quem é o principal afetado pela mentira? Os Adormecidos. E quem são estes Adormecidos? São todos aqueles que não são sobrenaturais de alguma forma (leia-se: humanos que não sejam Carniçais ou equivalente, nem seres sobrenaturais de fato, como vampiros ou lobisomens).

Vamos aos efeitos da Mentira:

  • Os Adormecidos sofrem um Breaking Point toda vez que presenciam magia superna, seja ela vinda de um mago ou entidade superna.
  • Quando um desperto tenta realizar uma magia com efeitos visivelmente mágicos, a testemunha de um adormecido adiciona 1 dado de Risco de Paradoxo.
  • Um pequeno grupo de adormecidos presenciando a magia, dão Explosão do 9 para a Rolagem de Paradoxo
  • Um grande grupo de adormecidos dão Explosão do 8 para a rolagem de paradoxo.
  • Um grupo enorme, algo como a quantidade de adormecidos numa rua do centro de uma cidade grande, confere a característica de Ação Rotineira para a rolagem de paradoxo.
  • Quando um adormecido entra em contato com uma magia de efeitos visíveis após esta ter sido conjurada, o adormecido lentamente desfaz a magia com um efeito chamado de “Dissonance” [Dissonância, em tradução livre].
  • Adormecidos rapidamente se esquecem de ter presenciado qualquer efeito mágico. Suas mentes tentam racionalizar o fato da forma que for mais apropriada para eles. Caso alguém tente lembrá-los do ocorrido de fato, isto causa um Breaking Point no adormecido que então torna a esquecer o fato.

O que acharam? Semana que vem eu trago mais novidades sobre como ficou a Visão Mágica e adianto: ela agora não é mais uma magia, e sim algo inerente a todo mago. Irado né?

Até a próxima!

– Dante

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *