Spoilers! Mago: o Despertar 2e – Visão Mágica

Visão Mágica – Desvelar o superno

(Resumo do post: Revelations)

Olá vampiros, destituídos, despertos, perdidos e tantos outros. Eu sou Dante Alighieri e irei apresentar aqui os spoilers já lançados para a segunda edição de Mago: o Despertar. Hoje falaremos sobre a Visão Mágica.

Antes de falar da nova Visão Mágica, temos que saber que o mundo é composto por símbolos. Uma mesa é um conjunto de símbolos, tantos quantos conseguirmos pensar: quadrada, redonda, madeira, metal, decoração, apoio, pequena, grande… Um mago é o sujeito capaz de enxergar e alterar esses símbolos de acordo com sua vontade (e seu domínio da magia, claro), tal qual um programador é capaz de alterar o código de um software.

Os Reinos Supernos não são um mundo distante, como muitos magos pensavam e afirmavam em suas obras. O Superno são os símbolos perfeitos por trás de todas as coisas do Mundo Decaído, isto é, o mundo no qual você vive, sonha e morre. O Superno está em tudo.

O Éter dos Obrimoi, por exemplo, está em todo trovão, todo fio que transmita eletricidade e todavez que um ser humano se aproxime do divino. Assim como o Pandemônio dos Mastigoi está em cada emoção, cada relacionamento humano.

A partir do momento que você é escolhido por uma das Torres e desperta para um dos Reinos Supernos, sua Visão Superna passa a ser colorida pelos símbolos daquele reino.

Atualmente, nossa Visão Superna apresenta três possibilidades:

Visão Superna Periférica

Nossa capacidade inata de sentir efeitos sobrenaturais que aconteçam por perto. Efeitos contínuos como barreiras ou possessões espirituais também são acusadas por esta forma de visão. Seres em Forma Crepuscular não são detectados naturalmente, a não ser que gastem Essência ou usem alguma Manifestação.

Efeitos que mascarem/escondam a presença de poderes e/ou habilidades, não são detectados pela Visão Superna Periférica.

Visão Superna Ativa

Com esta visão, percebemos o mundo a partir dos símbolos de nossas Arcana Regentes [Ruling] e de todas as outras Arcana que possuímos, por 1 ponto de Mana cada. O desenvolvedor ainda nos dá como exemplo um Obrimos que percebe a eletricidade nos cabos de força na parede e halos de autoridade em líderes/chefes. Isso gera uma sobrecarga de informações que torna difícil filtrar os detalhes. Esta forma de visão, impõe uma penalidade de 2 dados para a percepção do mago.

Com ela, podemos ver:

  • Nimbus de magos que estejam realizando magias.
  • Magias em progresso ou já feitas.
  • Presença de entidades sobrenaturais, items inativos e vantagens cobertas pelas Arcana utilizadas.
  • Efeitos que escondam/mascarem habilidades e poderes, entram num Clash of Wills contra o mago que esteja com sua visão ativada.

Visão Superna Focada

Agora o Obrimos do exemplo acima não está apenas vendo o mundo coberto de Símbolos Supernos. Ele passa a ver o Éter tomando a forma do mundo. Nele, as paredes quase não resistem ao ímpeto da eletricidade e as figuras de liderança estão repletas de insígnias e cordões de autoridade.

Impõe uma penalidade de 3 dados para a percepção do mago e custa 1 ponto de Força de Vontade por turno após um número de turnos igual a Gnose do mago. Entre seus efeitos temos:

  • Todas as Nimbus e fontes de poder mágico estão visíveis para o mago o tempo todo.
  • Poderes sobrenaturais estão sempre visíveis, mesmo que não estejam sendo utilizados.
  • O Clash of Wills agora dá a qualidade de Ação Rotineira para o mago.
  • Escrutínio mágico agora é apenas uma rolagem instantânea, na qual pontos de Mana gastos adicionam aos sucessos da rolagem.
  • Permite que entidades supernas te vejam e afetem.

***

O que acharam? Espero que tenham gostado. Semana que vem trago mais spoilers e, dessa vez, falarei das Yantras. Que nome estranho é esse? Adianto: é como o sistema de Ferramentas Mágicas foi melhorado.

Irado né?

Até a próxima!

– Dante

8 comments

  1. Meu rpg favorito da nova linha vai ganhar 2a edição? Vou acompanhar os spoilers dessa ótima novidade!

  2. Realmente, faz mais sentido que a Visão Mágica seja uma habilidade inata dos Magos. A White Wolf/Onyx Path realmente está se superando em questão de mecânicas de jogo nesta segunda edição do NWoD, e o blog de vocês está ficando cada vez melhor. Ávido por mais novidades.

    1. Toda sexta-feira trarei um spoiler novo. Sinta-se à vontade pra comentar/discutir os posts. Ah! faz um jabá pro seu grupo de rpg conferir também o/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *