Spoilers! Mago: o Despertar 2e – Legados (Parte 1)

Legados – Remodelando o vaso da alma

(Resumido do post: Legacies)

Olá vampiros, destituídos, despertos, perdidos e tantos outros. Eu sou Dante Alighieri e irei apresentar aqui os spoilers já lançados para a segunda edição de Mago: o Despertar.

Hoje falaremos de como ficaram os Legados na Segunda Edição. Os Legados possuem um lugar especial no cenário de Mago, pois representam a tradicional relação que todo mago possui um mentor para iniciá-lo nos mistérios do mundo. Legados também adicionam profundidade ao cenário, uma segunda camada de relações interpessoais além daquela que todos já conhecem, a das Ordens. Temos ainda a transmissão de conhecimentos, visões de mundo e práticas específicas referentes ao Legado, que aumentam ainda mais o sabor único de como cada  Desperto enxerga e pratica sua magia.

94 é o número de Legados existentes na linha de Mago, apresentadas entre livros exclusivos sobre o assunto (Legacies: the Ancient e Legacies: the Sublime) e outros suplementos que sempre traziam pelo menos um Legado. Infelizmente, o novo livro básico não terá sequer espaço para cinco deles. Mas não se preocupem, pois as regras para a criação de novos Legados (ou para a adaptação dos velhos) estão mais fáceis do que nunca. Vamos então a elas:

Pré-requisitos

Senda, Ordem ou Praxis. Os dois primeiros vocês já conhecem: o mago precisa fazer parte de uma Ordem ou de uma Senda específica para ter acesso ao Legado. Agora, também é  possível que um mago de QUALQUER Ordem ou Senda entre em um legado caso ele possua uma Praxis que duplique o Primeiro Dote do Legado E utilize uma das Yantras do Legado. Esse método permite que o mago ignore outros requerimentos do Legado.

Se o seu mago aprender um Dote que seja igual a uma Praxis que ele possua, ele vai receber um reembolso de XP. De acordo com o Dave, isso é para encorajar os personagens a treinar pensando nos Legados que vão escolher mais pra frente, ou mesmo para desenvolverem seus próprios Legados.

Arcana, Gnose e Habilidades:

O mago precisa de pelo menos 2 pontos na Arcana Regente do Legado, Gnose 2 e possivelmente 1-2 pontos em alguma habilidade relevante, ou até em outras coisas, como Vantagens.

Os desenvolvedores ainda estão analisando se o mago que fundar seu próprio Legado precisará de Gnose 3 ou não.

Doutrina

Provações e testes que façam parte do imaginário do Legado. Isso se aplica também para Legados criados pelos jogadores.

Iniciação

Cumpridos os pré-requisitos, o mago precisa encontrar um mentor que deve possuir pelo menos o Terceiro Dote. Essa relação tutor-aluno, de acordo com o Dave, é uma fonte rica de Arcane Beats [Beats Arcanos] para ambas as partes.

Existem outras formas de se iniciar em um Legado:

  • Estudar um Grimório de Legados chamado de Daimonomikon.
  • Estudar uma Pedra da Alma de alguém que seja um membro.
  • Fundar o próprio Legado.

***

Informações adicionais

  • Todos os Dotes agora custam XP para obtê-los.
  • Todos os membros, Pedras da Alma e Daimonomika de um Legado contam como Yantras de Grau Simbólico para Simpatia Espacial ou Temporal. Esses laços podem ser ocultados com magias de Velar ou destruídas com magias de Desfiar.

Vantagens de se ter um Legado

  • Yantras específicas do Legado.
  • Oblações que permitem ao mago ganhar pontos de Mana por dia até um máximo igual ao seu índice na Arcana Regente do Legado.
  • Adiciona uma Arcana Regente ao repertório do mago. Caso o mago já a  possua como Regente, ele passa a ganhar 1 ponto de Experiência Arcana toda vez que aumentar seu índice nela.

Almas, Gnose, Vasos e Líquidos

Uma das coisas mais interessantes sobre os Legados é como eles alteram o mago. Imaginem que a Gnose do mago é como um vaso ou tigela, como vocês preferirem. Esse vaso, a Gnose, contêm a alma do mago, que é como se fosse um líquido. Os Legados alteram “o formato” da Gnose do mago e, quando se altera o formato do recipiente, o conteúdo também muda para se adequar.

Por exemplo: pensem num copo plástico com água. Se você apertar o copo, a água vai se ajeitar no copo e ficar com o mesmo formato dele. O copo seria a Gnose e a água, a alma do mago.

Assim, se roubarem a alma de um mago, ele não ficará pra sempre sem seu Legado. Qualquer alma capaz de aguentar magia Desperta, irá se adequar à Gnose (o vaso/copo) e restaurar o Legado do mago. Porém, o cara que roubou a alma do mago, pode aprender o Legado de quem ele roubou.

Dotes

Os Dotes agora são 5 e seguem a seguinte tabela:

Índice na Arcana / Gnose Necessária

1 / 2 – Obs: Este primeiro Dote é obtido na iniciação.

2 / 2 – Obs: Este é quase sempre comprado junto com o primeiro.

3 / 4

4 / 6

5 / 8

  • São Instantâneos para ativar e não precisam de rolagem. Caso o Dote precise de Fatores, ele pode usar um número máximo de fatores que imponham penalidade até o índice máximo na Arcana em questão. Caso o Dote peça um número de sucessos, eles podem ser iguais até o índice máximo na Arcana em questão.
  • Não podem sofrer Contrafeitiço nem ser Revogada. Seus efeitos, porém, podem ser afetados. Por exemplo, um Dote que gere fogo não pode ser Revogado, mas o fogo, depois de criado, pode ser apagado.
  • O uso de um Dote de Legado nunca conta como um Breaking Point de Sabedoria.
  • Caso um Dote seja criado a partir de uma magia, seu custo de Mana diminui em 1 ponto.
  • Os Dotes ainda podem possuir efeitos adicionais baseados em outras Arcana, assim como na primeira edição.
  • Os Dotes se acumulam com efeitos de outras magias do próprio mago por um número de turnos igual ao índice na Arcana em questão. Após esse período, ambos os efeitos acabam.
    • Por exemplo: Um mago com Vida 3 pode aumentar sua Força em 3 pelo dia inteiro através de uma magia. Ele também pode fazer algo semelhante com um Dote de seu legado. Por 3 turnos, ele terá Força 6, mas depois o efeito de ambos irá acabar.

***

O que acharam? Espero que tenham gostado. Semana que vem trago… um Legado! Trarei para vocês o Eleventh Question, que pode ser encontrado no livro de ordem dos Guardiões do Véu da 1e, completamente convertido para a 2e.

Irado né?

Até a próxima e não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook!

– Dante

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *