Spoilers! Mago: o Despertar 2e – A Sociedade Desperta

Sociedade Desperta

(Resumido de A Well Armed Society)

Olá vampiros, destituídos, despertos, perdidos e tantos outros. Eu sou Dante Alighieri e irei apresentar aqui os spoilers já lançados para a segunda edição de Mago: o Despertar.

Primeiramente, peço perdão pelas semanas que passei sumido. Tenho certeza de que vocês compreendem o quão atarefada é a vida de um arquimago. Porém, agora que retornei, posso me dedicar novamente a postar spoilers novos sobre nosso tão querido universo.

No último post eu comentei que hoje falaria sobre as Ordens, porém, vi que era necessário fazer outro post antes, explicando melhor como a sociedade Desperta está dividida e estruturada. Por favor, não briguem com este pobre arquimago que apenas quer fazer um bom serviço =). Sem mais delongas, vamos ao post!

***

De acordo com o desenvolvedor, Dave Brookshaw, Mago: o Despertar possui dois polos orientando (puxando) o design da sociedade Desperta, são eles:

  • O mundo acadêmico. Primeiro, lembrem que magos são obcecados com Mistérios, por isso, nada mais justo que a estrutura acadêmica voltada para a pesquisa. As relações interpessoais também são parecidas, por exemplo, pensem em professores disputando um aluno promissor para tê-lo como parte de sua pesquisa.
  • O segundo polo é o tempo gasto pelas Ordens para impedir que os magos matem uns aos outros.

***

Sectos

A maioria dos magos pertence a um dos 3 sectos abaixo:

  • O Diamante. Isto é, as 4 Ordens Atlanteanas: Escada de Prata, Guardiões do Véu, Mysterium e Seta Adamantina.
  • O Concílio Livre. O Concílio e o Diamante possuem uma aliança contra os Profetas chamada de “Pentáculo”.
  • Os Profetas do Trono.

Fora dos sectos, temos:

  • Solitary [Solitário, em tradução livre]. Um mago que não pertence a nenhuma Cabala ou Ordem ainda.
  • Apóstata. É o mago que ativamente rejeitou ser parte de qualquer Ordem ou que fazia parte de alguma delas e saiu. Esse último é tratado com desconfiança pelas Ordens, vendo nele um potencial espião ou traidor.
  • Nameless Order [Ordem Sem-Nome, em tradução livre], é uma pequena organização de magos individuais ou mesmo cabalas que se baseiam em tradições mágicas antigas.

***

Cabalas, Colunas e Pilares

Esses três termos são usados para pequenos grupos de magos, podendo ir de 2 a 30(!) membros que se auxiliam. Cabala é um nome majoritariamente utilizado pelo Diamante enquanto Coluna é um nome predominante no Concílio Livre. Já os Profetas costumam se unir em “Pilares”.

***

Caucus

Quando necessitam de auxílio, ensino, recursos e orientação, os magos do Pentáculo recorrem às Ordens. Um Caucus é um único Mystery Cult entre os muitos que compõem a Ordem a nível global, podendo cobrir regiões indo de meia cidade a um país inteiro. Cada Caucus é, tecnicamente, independente entre si, embora normalmente possuam laços com seus vizinhos.

O desenvolvedor nos apresenta como exemplo, um Caucus do Mysterium bem abrangente, possuindo: dúzias de magos, pelo menos dois Ateneus com vários sábios, junto com todos os Sonâmbulos, Proximi, talentos menores e equipe de apoio que os acompanha, espalhados por três ou quatro cidades e o espaço rural entre elas.

***

Consilium e Assembleia

Quando muitos magos se reúnem, eventualmente seus interesses se esbarram e conflitos surgem. O Consilium existe para mediar estes conflitos. Composto por um painel de Conselheiros escolhidos por um Hierarca, que então ouvem e resolvem disputas. As decisões do Consilium não são sempre finais e as Convocações podem atuar como um tribunal de apelação. O Consilium não está lá para agir como um governo, exceto em situações que visam a proteção de todos os magos do Pentáculo em seu território. Contanto que uma Cabala não quebre nenhuma lei local, o que ela faz é inteiramente da conta dela.

O desenvolvedor afirma que, na Segunda Edição, o Consilium tem o papel de Judiciário Desperto e que o Hierarca de uma cidade não é de forma alguma um “regente”, mas um árbitro senior do Pentáculo local.

Os Libertistas aceitam serem governados pelo Consilium quando estão em uma Cabala. Porém, a Quinta Ordem prefere as Assembleias, que são reuniões democráticas de todos os magos de um local, votando igualmente em assuntos públicos e acatando os resultados. Na prática, é normalmente a mesma coisa que um Caucus do Concílio Livre, exceto por um punhado de magos mais jovens ou menos estabelecidos que acham que vão obter um resultado melhor ao apelar para os Libertistas do que para o Hierarca.

Entretanto, para ter direito ao voto, é necessário ser membro por pelo menos um ano em uma Assembleia ou ter provado sua confiança aos membros votantes. Isso ajuda a manter o processo democrático razoavelmente seguro de magos do Diamante que querem apenas utilizar o Concílio Livre como um exército.

***

Convocação e Tetrarquia

Para impedir que os Consilii fiquem isolados demais uns dos outros, a Escada de Prata organiza Convocações regulares, nas quais diferentes Consilii enviam representantes para trocar informações e forjar alianças.

A forma de determinar quem possui influência é simples: qualquer Mestre no evento pode tomar decisões, podendo levar até mesmo a uma objeção de leis dos seus Hierarcas, ao levar os assuntos para uma “instância superior”. A diferença aqui é de escala: um Consilium pode declarar que um mago roubou o Artefato de outro mago, enquanto que uma Convocação pode declarar um Legado como pertencente à Senda Sinistra.

Os Profetas, por outro lado, possuem a seguinte estrutura: o líder de um Ministério em uma ampla região geográfica é um Tetrarca, que se encontra com outros dos seus em uma reunião chamada de Tetrarquia. Lá, os objetivos dos Profetas são discutidos e as ordens são transmitidas. Acima deles, cada Ministério possui um único Ministro, muitos deles Arquimagos que vivem em Orlas-fortalezas Supernas onde estão aprisionadas ou servidas por entidades leais ao seu Exarca patrono.

***

Mentores e Alunos

Uma peça chave essencial e que atravessa todos os níveis da sociedade Desperta é a relação entre mentor e discípulo/aluno, especialmente no âmbito dos Legados. Essas relações compostas por lealdades e rivalidades agitam a sociedade Desperta, gerando um drama que vai além dos estereótipos apresentados.

***

O que acharam? Espero que tenham gostado. Semana que vem trago mais spoilers, comentando sobre o que orientou o design das Ordens e a primeira delas: a Escada de Prata, com sua Vantagem exclusiva, a Lex Magica.

Irado né?

Até a próxima e não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook !

– Dante

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *