Changeling – Uma análise dos suplementos da Linha Verde [Primeira Edição]

As Muitas Faces

Changeling foi o segundo jogo com um “ciclo limitado”, após Promethean a empresa decidiu por ter jogos com um número definido de suplementos, mas changeling se provou popular o suficiente para que a linha foi extendida por mais alguns livros além do previsto.

Os cinco livros originais prometidos eram tematizados como livros “sazonais”, como os próprios changelings eram. São eles:

Rites of Spring [Ritos da Primavera, em tradução livre] que dá mais detalhes sobre a vida dos Changeling, a Sebe, e magia Fee.

Lords of Summer [Senhores do Verão, Idem] elabora o funcionamento de cada Tribunal Sazonal, o seu lugar num Feudo Livre e as Fidalguias nobres que um Changeling pode se unir.

Autumn Nightmares [Pesadelos do Outono, Idem] dá detalhes sobre os inimigos e antagonistas que um Changeling pode enfrentar

Winter Masques [Mascarilhas do Inverno, Idem] descreve as Fratrias e Feições em mais detalhes, bem como adiciona novas Feições em potenciais e Cortes de todo o mundo.

Equinox Roads [Caminhos do Equinócio, Idem] tem regras para alto fado e fim de jogo, incluindo a verdade por trás das origens dos Fee Verdadeiros.

Os suplementos secundários foram: Swords at Dawn [Espadas do Amanhecer, Idem], que dá exemplos de mudanças na sua história, causalidade narrativa (como movimentar a trama pela trama), e a guerra entre os changelings. Dancers in the Dusk [Dançarinos no Anoitecer, idem], que descreve fins, sonhos, pesadelos e destino, e Grim Fears [Medos Terríveis, idem], parte da mini-linha Night Horrors [Horrores da Noite, idem] para os antagonistas do Mundo das Trevas, com foco em monstros e inimigos feéricos.

 

Houve também alguns suplementos em PDF: um conjunto de Personagens Jogadores pré-prontos, Goblin Markets [Mercados Goblin, em tradução livre], um guia para aqueles estranhos e peculiares mercados, onde praticamente tudo está à venda, se você estiver disposto a pagar o preço, e Victorian Lost [Perdidos da Era Vitoriana, Idem] onde changelings exploram a Grã-Bretanha Vitoriana.

***

O que Muda?

Na pratica, não muita coisa.

Os suplementos acrescentam material de jogo da mesma forma que qualquer outra linha. Se antes cada Fratria tinha um contrato foi adicionado mais um para cada em Winter Masque, cada corte tinha dois, passam a ter um terceiro, que simboliza a versão mais destrutiva da sua estação em Lords of Summer. Diversas novas Vantagens parecem, desde a que permite que um personagem tenha duas feições (00 se for da mesma Fratria, 000 se não for) ou mesmo que envelheça mais devagar, que coma qualquer coisa, que treine goblins, etc.

Entre os contratos goblins temos coisas maravilhosas, como contrato que permite quebrar as promessas de outras pessoas (você sofre a sanção daquela promessa no lugar da pessoa) ou até mesmo conseguir engravidar (você mesmo ou seu companheiro), a adição dos fae-touched [Encantados por Fadas, idem] pessoas que tem seu Fado e podem fazer promessas magicas e são resistentes a magia fee, normalmente frutos de Contratos Goblin, mas as vezes, simplesmente pessoas messiânicas cujo o destino é tão importante que ele já nasce com o potencial de ser um fee.

Um exemplo de encantada pelas fadas.
Um exemplo de encantada pelas fadas.

Talvez o ponto de maior destaque sejam os novos contratos da Lucidez (que manipula a moralidade do alvo, mas trava-se de uma quebra da própria moralidade usa-lo) e os contratos do tempo, e da lua como contrato gerais, temos um novo tipo de contrato os Contratos da Guerra, que contam com apenas duas amostras.

Temos novas cortes para locais onde o clima não é sazonal por estações (como no Brasil, por exemplo) que tratam de climas como chuvoso e seco, ou as direções norte-sul-leste-oeste, ou a lua e o sol para a dualidade “dia” e “noite”, ou as cortes menores como Amanhecer e Crepúsculo, que contam com um contrato cada, regras para seus mantos, etc.

Alem de uma discussão séria sobre o poder das promessas e, muito importante, das maldições. Promessas tornadas tão difíceis de cumprir que trazem vantagem apenas para o fee, e destroem o outro lado do pacto. Um exemplo seria usar a promessa do favor (no qual um fee se oferece para cumprir um favor diário para uma pessoa em troca dela fazer um para o fee, enquanto ambos estão fazendo ambos recebem um valor em sua vantagem de riqueza), onde, após cumprir sua parte o changeling embebeda o humano para que ele não possa cumprir a sua parte e ele é amaldiçoado a perder seus recursos enquanto o fee não precisa mais ajuda-lo.

Mas isso não é tudo, em Equinox Roads temos aquilo que podemos chamar de um novo jogo dentro do jogo que permite aos jogadores jogarem com Fees Verdadeiros.

***

Percepções Gerais

A linha foi considerada um sucesso nos EUA maior que as outras linhas do Novo Mundo das Trevas, mas o saudosismo inerente do antigo mundo (junto a chegada da comemoração de 20 anos de Vampiro: a Máscara) fez com que uma parte grande dos recursos da empresa fosse alocado nessas construções. Changeling é um jogo inovador e criativo, sendo talvez o mais diferente das linhas com nome similar do MdT.

Infelizmente isso o tornou um produto menor no mercado americano. Não importa o quanto interessante seja descobrir que os Fee sequestram pessoas para manter vivas as histórias de conflito do qual se alimentam, esse tipo de material dificilmente chegará a nós brasileiros sem muita dedicação e vontade para avançar sebe a dentro.

***

Desses títulos, há algum que vocês gostariam de uma resenha mais completa? Comente ai em baixo com seus pedidos.

3 comments

  1. Gostaria de saber mais a fundo sobre oq diabos é o tal talecraft e queria uma análise mais completa do equinox roads e rites of springs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *