Desenhando Lobos – Design e Criação de Dons para Lobisomem 2e [Parte 3]

Este texto é a continuação da tradução livre do artigo no blog da Onyx Path Publishing abaixo:
The Giver of Gifts 2

Diante dos textos anteriores, esse adiciona pouco ao assunto, porém ele ainda se faz necessário, sendo assim, esse post será uma das traduções mais literais do blog da OPP que eu S3rv3r1n0 já fiz.

Isto é um guia de criação para Dons e auxilia na conversão de listagens de Dons da primeira para segunda edição, portanto, vamos começar do básico. Este guia foi feito originalmente pelo escritor Chris Allen, responsável por escrever os Dons do livro básico de Lobisomem 2ª edição.

***

Wolf Gifts são poderes inatos dos Uratha – as evoluções da essência e do espírito que vêm da descendência do Lobo e Lua (ou qualquer outro poder soturno que possa ter criado lobisomens). Enquanto um Wolf Gift oferece, grosso modo, a mesma estrutura que um Shadow Gift – cinco Facets cada uma ligada a um Renome – seu acesso não depende de um espírito. Por regra, todo lobisomem tem acesso a todos os Wolf Gifts.

Isso não quer dizer que a cada Wolf Gift novo adicionado no jogo tem que estar amplamente acessível. Sendo um dos aspectos inatos aos lobisomens, existe um espaço para requerer que o personagem encontre meios de se aprofundar em seus poderes espirituais para acessar novos Wolf Gifts. O Gift of Essence pode requerer que o Uratha passe por estranhos tratamentos alquímicos, talvez involvendo a compra de uma vantagem que represente tais esforços. Mergulhar no blasfemo Gift of Man, que permite dominância sobre outros lobisomens, similar a como um homem doma e açoita um cão na coleira, pode ser algo próprio dos Uratha dispostos a submeterem-se a um terrível ato de auto-humilhação ou aceitar o domínio de um Maeljin.

Wolf Facets são baratas e um bom lugar para pequenas alterações nas capacidades inatas do lobisomem, bençãos menores e poderes relacionados a mitos de lobisomens. Facets que não escalonam muito bem também entram aqui. Uma Wolf Facet deveria completar ou expandir o modelo sobrenatural do lobisomem e melhorá-lo em uma área já existente em vez de ser algo que pareça completamente novo e diferente que foi forçado nele.

Para o exemplo de Wolf Gift, eu apresento um Dom que poderia ter posto no livro da segunda edição se houvesse espaço. Ele foca na essência como uma dos mecanismos subjacentes à condição lupina. Para ter ideias, reli os detalhes do modelo sobrenatural lupino, procurando por espaços onde pequenos poderes poderiam encaixar. Rapidamente decidi que eu queria um poder que lídasse com o tabu de comer carne de lobos e humanos e, embora  eu tenha flertado com a ideia de atribuir essa Facet à Pureza, com base em enfatizar o lado bruto e instintivo da caçada, no fim preferi colocá-lo em Sagacidade. O efeito de transferir essência obviamente é de Honra ou Sabedoria; Honra parece encaixar melhor e eu tenho outro candidato para Sabedoria. Pureza leva minha ideia mais simples e direta, adicionando o Renome ao seu total de essência. Glória exigiu mais tempo, flertei com noções como a queima de essência, o aumento de marcas de Renome entre outros elementos. Contudo, eu queria atribuir uma das Facets à melhora do baldeamento e Glória acabou sendo a que melhor se encaixou.
De todos os Dons criados para esses artigos, o Dom de essência foi o mais fácil de se desenvolver.

***

GIFT OF ESSENCE [Dom da Essência, em tradução livre]

Marrow Eater [Roedor de Ossos, em tradução livre] (Sagacidade)

O lobo faminto deve extrair o máximo de sustento de cada refeição.

Custo: Nenhum

Duração: Permanente

O lobisomem recebe o dobro de essência quando consome carne humana ou lupina.

Essence Surge (Surto de Essência) (Glória)

Essa Facet garante ao Uratha força para atravessar entre mundos num piscar de olhos.

Custo: 1 Essência

Ação: Reflexiva

Usando essa Facet quando baldea através do Dromo, o lobisomem pode adicionar Glória na rolagem para atravessar e se bem sucedido o baldeamento é instantâneo. Com um sucesso excepcional, ele recupera a essência gasta nessa Facet

River of Essence [Torrente de Essênciaem tradução livre] (Honra)

Com essa Facet, o lobisomem pode oferecer à sua matilha a essência de seu ser.

Custo: Nenhum

Ação: Instantânea

Ao tocar alguém da matilha e utilizar essa Facet, o lobisomem pode transferir essência a uma taxa de 1 ponto por por turno. Ele pode oferecer uma quantidade de essência igual a sua Honra por dia dessa forma. Tentativas de utilizar River of Essence em um membro da matilha sem uma reserva de essência faz com que a Facet falhe.

[Nota S3rv3r1n0: Se eu fosse usar isso numa mesa minha, provavelmente eu vincularia a taxa de transferencia ao Primal Urge ou à Honra, possivelmente removendo a restrição de uso diário.]

Primeval Echo [Eco primitivoem tradução livre] (Pureza)

Essa Facet amplia o eco de Urfarah no âmago do lobisomem, deixando que ele obtenha melhor o seu poder ancestral.

Custo: Nenhum

Duração: Permanente

O lobisomem adiciona sua Pureza ao máximo de sua reserva de essência.

Essence Sight [Ver Essênciaem tradução livre] (Sabedoria)

O Uratha com essa Facet pode ver os canais de essência que passam por outro ser e dizer quanta força espiritual reside ali.

Custo: 1 Essência

Rolagem: Raciocínio + Ocultismo + Sabedoria – Auto-controle da presa

Ação: Reflexiva

O lobisomem é capaz de usar essa Facet contra qualquer presa que ele possa ver.

Resultados

Falha dramática: A Facet falha e o Uratha gasta 1 ponto adicional de essência, que literalmente vaza de seus olhas como efêmera visível e gosmenta antes de evaporar.

Falha: A Facet falha em gerar efeito.

Sucesso: O Lobisomem pode imediatamente dizer quanta essência a presa possui. Se a presa não tem reserva de essência, ele recebe meramente a informação que a vítima possui 0 de essência.

Sucesso Excepcional: O lobisomem recupera o ponto de essência gasto na ativação da facet.

Então é isso, pessoal. Por favor nos enviem suas dúvidas sobre qualquer coisa pertinente à Onyx Path Publishing, ao Chronicles of Darkness ou a Lobisomens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *