Financiamento Coletivo: Scion Segunda Edição e a estreia do Storypath System

 scion-2e

Quem quer ser um deus? Hoje começou o financiamento coletivo (Kickstarter) de Scion 2e, um RPG simplesmente divino! (ok, ok, essa foi horrível…) Com a meta de $25.000 financiada em 37 minutos, Scion 2e é o primeiro dos RPGs da Onyx Path a utilizar o Storypath System. Para quem não está familiarizado, em Scion seu personagem possui poderes divinos. Ele pode ter sido criado, nascido assim ou ainda escolhido pelos deuses e agora precisa encontrar e ou aceitar ou lutar contra seu destino.

O Financiamento

Desenvolvido por Neall Raemonn Price, escritor e desenvolvedor de longa data da Onyx Path, o financiamento de Scion está dividido em 2 livros: Origin e Hero. Com o Origin, você inicia sua jornada como um mero mortal, aprendendo e lidando com os caprichos dos deuses. Já em Hero a sua “centelha divina” ganha força e você percebe que não é como os demais. A Onyx Path planeja que em livros futuros a progressão de poder continue até que seu personagem “tome assento como mão direita de seus pais, os deuses. Ou, talvez, os derrube.”

Você, apoiador, pode escolher comprar apenas o Origin ou o Hero. O primeiro traz as regras básicas e algumas habilidades relacionadas ao universo de Scion enquanto que o segundo traz os panteões e os poderes divinos. Contudo, para se jogar com o Hero é necessário possuir as regras do Origin.

Metas Estendidas

  • $45.000 – O pdf “Scion Companion” com o panteão Loa. ALCANÇADA
  • $50.000 – Edição limitada de uma camiseta na loja Redbubble. – ALCANÇADA
  • $65.000 – Ficção de introdução escrita pelo autor Kieron Gillen – ALCANÇADA
  • $80.000 – Panteão gálico para o Scion Companion
  • $100.000 – Jumpstart com todas as informações necessárias para se jogar com seu grupo

O Sistema

Scion 2e utiliza o novíssimo sistema Storypath, criado especialmente para as linhas Scion, Trinity e outros jogos lançados pela Onyx Path. Mecanicamente, ele lembra um pouco tanto o Storyteller quanto o Storytelling. A parada de dados costuma ser de “Atributo+Habilidade” contra uma Dificuldade que é a quantidade de sucessos necessária. Para obter 1 sucesso, é necessário rolar 8 ou mais no dado.

Caso você obtenha algum sucesso mas não atinja a quantidade necessária, você obtém uma “Consolação”. Essa Consolação pode ser tanto alguns segundos para fazer algo caso tenha falhado em desarmar um alarme quanto “Momentum”, um recurso gasto para, por exemplo, obter algum controle sobre a narrativa.

Se nenhum sucesso for rolado, uma “Falha Dramática” acontece, mas você ganha mais “Momentum” do que ganharia com a Consolação de uma simples Falha.

storypath
Explicação básica do sistema Storypath

***

Quem tiver curiosidade de saber mais sobre o sistema, basta conferir o pdf gratuito disponibilizado pela Onyx Path aqui.

O Kickstarter ainda oferece uma prévia do sistema com, regras, dois personagens prontos e alguns antagonistas para quem quiser testar. A prévia pode ser conferida neste link.

Por último, mas não menos importante, também foi disponibilizado um arquivo contendo os “Theoi”, isto é, o panteão de divindades gregas. Acesse aqui.

***

E aí, o que acharam? Animados com as novidades? Comentem aqui no post e na nossa página do Facebook, queremos ouvir a opinião de vocês!

– Dante

3 comments

  1. Ah, eu acho legal! eu jogo e narro scion há alguns anos, parece interessante!

    Pena que tiraram a melhor regra do livro da primeira edição: a regra dos Stunts que dava bônus para os jogadores por boas descrições das ações.

    1. Os stunts continuam ocorrendo como recompensas pelos sucessos adquiridos pelo jogador. Me pareceu interessante. Me parece que o sistema ainda recompensa descrição com mais dados para a ação, algo que é uma marca de todos os sistemas “story” da OP e WW.

      1. Eu li muito rapidamente, mas me parece que agora boas descrições do jogador não dão bônus nenhum no teste. Se for assim, acho o sistema antigo muito melhor, a regra de bônus por boa descrição dos jogadores era a melhor regra DO LIVRO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *