Cobertura CofD Day 2016

(English version here)

No dia 29 de Outubro, os Cronistas das Trevas, com a permissão da Onyx Path e em parceria com diversos fãs e grupos de RPG, realizou a segunda edição do CofD Day. Antes chamado de NWoD Day, o dia nacional de jogar os RPGs da linha Chronicles of Darkness foi um enorme sucesso, no qual participaram 14 (!) cidades do norte ao sul do país e obteve um público de mais de 160 Narradores e jogadores.

O CofD Day 2016 não apenas contou com o dobro do número de cidades inscritas, como também recebeu um presente especial da Onyx Path.

 

S3rv3r1n0 (esq.) e Dante (dir.) felizes como crianças, ao verem tanto livro do CofD junto.

Sim, brindes! A editora da nossa linha de jogos de horror favorita enviou para os Cronistas das Trevas uma caixa com diversos brindes para serem sorteados entre os participantes do evento. O sorteio desses brindes foi realizado no dia 07 de Dezembro e vocês podem conferir mais detalhes sobre o sorteio aqui.

Bom, vamos às fotos?

Belém

Em Belém, quem possibilitou a participação da cidade no CofD Day foi o nosso parceiro Rodrigo Ragabash do grupo RPG Pará. Realizado na Fundação Cultural do Estado do Pará (antiga CENTUR), a cidade contou com 3 mesas: 1 de Changeling, 1 de Promethean e 1 de Lobisomem Segunda Edição.

Belo Horizonte

Na capital mineira, nosso parceiro Krishna Farnese em conjunto com o Clube Nerd receberam 2 mesas, 1 de Mundo das Trevas Básico (Humanos) e outra de Vampiro: o Réquiem.

Colatina

Em Colatina, no Espírito Santo, o evento aconteceu dentro de outro evento de RPG da região, o “RPG no IFES”. O CofD Day, claro, ganhou um dia apenas para ele graças ao nosso amigo Hugo Rebonato. Lá tivemos 2 mesas com uma narrativa de Changeling: os Perdidos e outra de Vampiro: o Réquiem.

Fortaleza

Em Fortaleza, mais um ano bem sucedido ao lado dos nossos amigos Dmitri Gadelha e a galera do Vila do Rpg. Contando com 4 mesas, sendo uma delas uma adaptação do famoso RPG de horror Kult para o nosso querido Chronicles of Darkness, a capital cearense mostrou um público forte. O evento ocorreu na Livraria Feira do Livro.

Macapá

Realizado dentro da Basic Mountain Store, do nosso parceiro Leandro Cavalcante, Macapá contou com quatro mesas: Geist, 2 de CofD Básico e 1 pertencente ao [antigo] Mundo das Trevas de Caçadores Caçados.

Manaus

Manaus mostra sua presença também graças ao nosso amigo Xavier Raphael e o pessoal do Taverna Nerd. Lá rolaram 2 mesas, 1 de Lobisomem: os Destituídos e a outra sendo de Mago: o Despertar.

Natal

Na Arena Geek de Natal, nosso parceiro Raphael Lima coordenou o CofD Day com 2 mesas, 1 de CofD Básico e outra de Lobisomem: os Destituídos Segunda Edição.

Piracicaba

Piracicaba, outra estreante no CofD Day, participou com 2 histórias, 1 de Mago e outro de Changeling. O evento aconteceu dentro do “3º Encontro de RPG no SESC Piracicaba”, capitaneado pelo Túlio Gomes.

Recife

Repetindo o sucesso do ano passado, nossos parceiros do Irmandade do RPG ajudaram a trazer para o CofD Day em Recife 3 mesas: 1 de CofD básico, 1 de Lobisomem e… uma grata surpresa: Scion! Sim, embora a linha não faça parte do CofD, é muito bom ver que há público para as outras linhas da Onyx Path. A capital pernambucana ainda teria outras linhas sendo jogadas, mas alguns dos narradores não puderam comparecer. De qualquer forma, ficamos felizes de ver que é uma cidade com tantos fãs do CofD.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, S3rv3r1n0 e eu, Dante, nos juntamos à um grande amigo e parceiro, Jorge Valpaços para realizar o evento dentro do tradicional RPG na BPE. Em meio a percalços, como o desaparecimento de 3 narradores, conseguimos reunir incríveis 5 mesas de CofD: Beast: the Primordial, Mago: o Despertar, Innocents, Dark Eras: Three Kingdoms China e Geist: the Sin-Eaters.

Santa Maria

Graças à cronista Jéssica Lang e ao pessoal do Espaço 42, Santa Maria não deixou o RS fora do mapa e lá jogaram uma mesa de Innocents, levemente inspirada em Stranger Things. Um grande destaque foi a decoração do lugar, extremamente propícia para a data e o evento.

São José

Em São José, mais uma cidade estreante, o CofD Day ficou por conta do Covil da Lua, capitaneado pelo parceiro Antônio Henrique. Lá no covil rolou uma mesa de Changeling e uma mesa de CofD Básico.

São Paulo

São Paulo, cidade de dois dos Cronistas, Thiago Miani e Bruno Venâncio, retorna para seu segundo ano, agora dentro da tradicional Dungeon Geek. ‘Sampa’ contribuiu com 2 mesas, uma de Changeling (os perdidos fazem bastante sucesso por lá, pelo visto) e uma de Mago. Apesar de ter sido necessário mudar de local o evento (e com isso, inevitavelmente perder alguns participantes no meio do caminho), podemos dizer que SP não deixou cair a bola e realizou um excelente CofD Day =D

Serra

Por fim, mas nem de longe menos importante, temos nosso grande parceiro e amigo André Cruz, o velhinho do RPG, realizando mais uma edição do CofD Day dentro da consagrada Dungeon Capixaba. Lá tivemos uma mesa de Vampiro: o Réquiem e outra de CofD Básico.

 

***

Agradecimentos e alguns pensamentos finais

Observar o evento que começou com 7 cidades há pouco mais de um ano atrás dobrar o número para o ano seguinte é simplesmente incrível. Todos nós dos Cronistas estamos boquiabertos e tocados com o carinho e empenho demonstrado por vocês, fãs de RPG e do Chronicles of Darkness.

Sabemos que algumas das cidades enfrentaram imprevistos, como mudanças de local, narradores e/ou jogadores ausentes. Teve cobrança de datas, endereços, formulários… E no fim, correu tudo bem. Com muito suor e esforço de todos vocês. O CofD Day é uma realização de todos nós.

Assim, gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros que nos ajudaram a realizar um evento desse porte, que tem tudo para continuar crescendo nos anos seguintes: Ragabash, Krishna, Hugo, Dmitri, Leandro, Xavier, Raphael, Túlio, Valpaços, Antônio, Bruno, Domy Perretti, Thiago, Jéssica e André “Velhinho”.

Além desses indivíduos, eu gostaria de fazer menção à alguns dos grupos por trás da organização, como o RPG no IFES, a Vila do RPG, a Irmandade do RPG, o RPG na BPE, o Covil da Lua, a Dungeon Geek e a Dungeon Capixaba.

Por último, mas não menos importante, deixamos aqui nosso agradecimento à Onyx Path e seu diretor criativo Richard Thomas, que constantemente nos apoiam e nos permitem a realização desse evento (com direito até a brindes!).

A todos vocês, nosso mais sincero: MUITO OBRIGADO!

E até o CofD Day 2017!

– Equipe Cronistas das Trevas Br

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *