Ressaca Terrível sessão 00

Disponibilizando aqui a sessão 00 da mesa Ressaca Horrível via youtube.
Também estão aqui algumas informações adicionais sobre a mecânica do jogo e o cenário pra quem estiver interessado.


Elenco de apoio

 

 

Donaldo é um terapeuta “clássico”. Escuta muito, fala pouco, cultiva um espaço seguro para o grupo expôr suas experiências. Foi dado como morto, causa oficial: suicídio.

 

 

 

 

 

 

Carol é a terapeuta substituta do grupo. A metodologia dela envolve mais confronto, isso garante que ninguém saia da sessão com alguma pedra não revirada.

 

Claudinha. Virtude: justiceira. Vício: curiosa. Ela é a clássica vizinha enxerida. Ela está envolvida nas maquinações do God-Machine, só resta saber se é como vítima ou agente.

 

 

 

 

 

Repórter investigativo e particularmente misterioso com os próprios assuntos, Maso Lung é alguém que vai de prometer deus e o mundo para conseguir o que ele quer. Pior que isso, algumas vezes ele cumpre as promessas

 

 

 

Seu Zé do Dogão do Seu Zé.

Maurício, o porteiro inútil.

Bruno, policial civil corrupto.

Cenário

Hospital Souza Aguiar, onde rolam as sessões do grupo de apoio.

Apê no qual o Donaldo Morava.

***

Mecânicas de jogo
Conditions (condições) são uma mecânica do Chronicle of Darkness segunda edição que inserem uma proposta de ações e consequências para os personagens. Quando o jogador interpreta uma condição, ele resolve a condição ganhando uma fração de experiência (Beat) para o personagem e removendo a condição. Diversas condições aplicam efeitos negativos (e positivos também) no personagem enquanto ela se encontra não resolvida.

Condição Informed (Informado)
Efeito: O personagem melhora em uma categoria o resultado de uma rolagem relacionada ao assunto sobre o qual ele está informado.
Resolução: Utilizar o benefício do efeito acima em uma rolagem.

Condição Shaken (Abalado)
Efeito: O personagem se encontra aterrorizado.
Resolução: O jogador escolhe falhar numa rolagem devido ao abalo do personagem.

Condição Guilty (Culpado)

Efeito: A culpa do personagem faz com que ele leve um penalidade nas rolagens de Perseverança ou Autocontrole contra tentativas de enganá-lo, intimidá-lo ou perscrutar suas emoções.

Resolução: Confessar a alguém sua culpa ou fazer as devidas restituições pela falta cometida.

Equipamentos também pode ser improvisados a qualquer momento. O jogador precisa ter a perícia, leva um redutor pra cada efeito ou bônus em rolagem que o equipamento forneça. Quando o improviso é numa situação de tensão ou que dificilmente o personagem teria os recursos necessários para criar o equipamento, um sucesso normal carrega uma condição negativa.

PAREI AQUI

Integrity (Integridade) é a mecânica do CofD que simula o quanto a visão de mundo do personagem humano representa corretamente o mundo ao seu redor. Volta e meia na crônica o personagem passará por pontos de ruptura (Breaking points), onde a realidade se comporta de uma forma inesperada ou que vai contra valores básicos do personagem. Esses Breaking points podem ser:

  • Situações que vão contra elementos básicos do contrato social por existirmos em sociedade, como testemunhar e participar de mortes.
  • Situações que demonstram o quanto a realidade não é natural, testemunhar e ser alvo de poderes sobrenaturais.
  • Situações que representam o que aquele personagem considera de errado, como a pior coisa que ele imagina alguém fazer.
  • Situações traumáticas do passado do personagem.

Na crônica, cada personagem possui ao menos um Breaking point relacionado os incidente pelo qual eles estão se tratando.

Aspiration é uma mecânica simples com a qual você traça três objetivos por sessão de jogo para o personagem. Eles podem ser objetivos do personagem ou elementos que você gostaria que ocorressem com o personagem.

O ganho de experiência é fracionado no CofD, essas frações de experiência são os Beats. A cada cinco Beats vc recebe um ponto de experiência. Você ganha Beats quando:

  • Alcançar uma Aspiration durante a sessão
  • Resolver alguma condição
  • Ao rolar uma falha, você pode optar por receber uma falha crítica e receber um Beat.
  • Seu personagem levar dano em uma das últimas caixa de vitalidade.
  • No final da sessão.
  • A qualquer momento que o personagem arriscar um Breaking Point

Especializações de perícias (Specialties) são uma mecânica que permite um refino maior numa determinada área de conhecimento ou capacidade. O personagem pode ter especializações em qualquer perícia que ele possuo algum ponto. Ao rolar uma perícia o personagem pode usar todas as especializações que o personagem possui naquela perícia que condizem com a ação tomada. Cada especialização dá ao personagem um bônus na rolagem. Existem duas Vantagens (Merits) voltadas para ampliar efeitos das especializações.

Area of Expertise (Área de Proficiência) (•)

Pré-requisito: Resolve •• e uma Specialty

Efeito: Escolha uma Specialty quando você compra essa vantagem. Aumenta o bônus dessa Specialty.

Interdisciplinary Specialty (Especialização Interdisciplinar) (•)

Pré-requisito: Perícia em ••• ou mais com uma Specialty

Efeito: Escolha uma Specialty quando comprar essa vantagem. Você pode aplicar o bônus da Specialty em qualquer perícia que você possua apenas um ponto, desde que faça algum sentido com a ação.

Até a próxima sessão…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *