V5 – Apresentação sobre a 5e de Vampiro: a Máscara no “World of Darkness Berlin”

Os primeiros doze minutos do vídeo são mais da mesma retórica que a White Wolf havia apresentado até o momento. É um jogo sombrio, visceral, moderno, focado na história… o de sempre. Nesse início eles também apresentam os desenvolvedores do jogo:

  • Kenneth Hite – Desenvolvedor de Sistemas e Regras
  • Mary Lee – Diretora de Arte
  • Martin Ericsson – Diretor criativo
  • Jason Carl – Produtor

Aos 12:40m temos as informações mais consistentes sobre o V5. A ambientação usará como ponto de partida o V20 Beckett’s Jyhad Diary, um dos produtos lançados através de financiamento coletivo pela Onyx Path. A Gehenna terá acontecido entre 2005 e 2007. O cenário do V5 começa dez anos após esses incidentes, época atual. O Sabá se aproveita da proliferação de conflitos armados no mundo e se concentra nessas regiões. Isso tira efetivamente a organização Sabá da categoria jogável, pelo menos no início do V5. A Camarilla não considera os Anarquistas como membros. Estes, por sua vez, só respeitam a tradição da Máscara.

Do jeito que ficou a apresentação, não ficou claro se os anarquistas mencionados na apresentação referem-se ao grupo dos Anarquistas ou se são qualquer neófito. A Camarilla se dá o direito de recrutar para suas fileiras Anarquistas que demonstrem capacidade e respeito às tradições.

Além disso, a humanidade passou a bater forte de volta nos vampiros. Temos agora grandes organizações caçando vampiros. Como a tradição da Máscara ficou mais forte nessa edição, os vampiros passarão a ter duas identidades visuais, uma que eles usam para caçar, mais comedida, e uma que reflete melhor a natureza deles. Eles querem incluir o sangue fraco, que estará no limite entre o dia e a noite. Em teoria, eles podem escolher voltar ou se aprofundar nas sombras.

Quanto a arte do livro, eles querem usar de fotografia para complementar as imagens e desenhos clássicos de vampiro.

Eles estão desenvolvendo um sistema rápido, com mecânicas que estimulem a criação de cenas e mecânicas modulares mais ou menos complexas de acordo com o gosto do grupo.

Eles querem que o sistema tenha os seguintes elementos:

  • Gradação de um a cinco pontos.
  • Tenha o dado de 10 faces como base
  • Solucione conflitos rapidamente
  • Facilite a compatibilidade com títulos anteriores

O sistema utilizado no pré-alfa de Berlim possuía paradas de dados e dificuldade fixa entre outros elementos emprestados do Chronicle of Darkness.

Eles estão tentando reforçar o sangue e a fome como elementos do jogo. O vampiro deixa de ter uma reserva de sangue gradiente, substituída por uma rolagem de fome toda vez que ele utiliza o sangue. Se a rolagem resultar em fome as ações do vampiro passam a carregar um dado de fome, se nesse dado sair um resultado de “1”, o personagem demonstra a fome na forma de uma compulsão durante a ação em questão. O vampiro pode gastar “Composure” para evitar que a compulsão se manifeste, porém, os testes de resistência ao frenesi utilizam o Composure atual do personagem.

Os livros iniciais serão lançados num novo formato, para serem compatíveis com a proposta transmídia da empresa. O material inicial será dividido em três livros: um livro de regras, um livro de cenário descrevendo a Camarilla e um livro descrevendo os Anarquistas.

De acordo com as perguntas e respostas apresentadas aos 34 minutos da apresentação, deu pra levantar os seguintes elementos:

  • Os sistemas relacionados ao vampirismo serão estruturados ao redor do personagem humano. Isso permitirá mais tarde uma compatibilidade maior com os outros seres sobrenaturais, que também serão construídos a partir do modelo humano.
  • O sistema utilizará mecanismos apresentados nos RPGs publicados nos últimos 20 anos. Uma maior parte da narrativa será de responsabilidade dos jogadores.
  • Existem planos para o uso de Apps no jogo.
  • Perturbações mentais farão parte do sistema de fome e compulsão.
  • Os livros iniciais irão cobrir os sete clãs básicos e os sangue fraco, mas não os independentes. Provavelmente Lasombra e Tzimisce devem ficar pra um suplemento do Sabá.
  • Eles abordarão de um forma diferente as Bloodlines, quando elas forem abordadas.
  • Os personagens da Metaplot deixarão de moldar e transformar radicalmente o cenário. Os desenvolvedores pensam em maneiras de passar esse poder para a base de fãs talvez através de jogos virtuais.
  • Eles estão procurando gente que entenda das culturas chinesa, coreana e de outras partes do mundo para escreverem sobre o sobrenatural dessas regiões.

Por enquanto é isso aí.

One comment

  1. Nem sabia que o Kenneth Hite era do casting de desenvolvimento do game. Ótima notícia! Li o material alpha que saiu do V5 e gostei do pouco que li. As mecânicas ainda estão cruas, mas dá pra perceber que essa nova edição vai mesmo ser um divisor de águas pro título. Guardando as peças de ouro desde já!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *