A Substância do Insubstancial

Em Chronicle of Darkness existe toda uma mecânica para emular seres sobrenaturais não substanciais. Os principais seres dessa categoria são as entidades efêmeras, isto é, anjos do God-Machine, espíritos, fantasmas etc. Nesse artigo discutirei como esses seres funcionam.

A grosso modo eles tem formas bem similares, porém nos livros em que eles são abordados diretamente existem mais modificações e customizações para esses modelos na maioria dos casos:

  • Demon: The Descent: Oferece a Anjos acesso aos atalhos que o God-Machine instalou para eles na realidade. O suplemento Night Horrors: Enemy Action adiciona ao arsenal angelical alguns milagres.
  • Werewolf: The Forsaken adiciona os Magath a discussão, espíritos quimera com diferentes naturezas que predão múltiplas ressonâncias e agem quase como espécies exóticas invasoras. Também temos uma discussão mais desenvolvida sobre espíritos possuindo e se fundindo com humanos. Em uma semana sai o Night Horror: Shunned by the Moon, possivelmente com adendos a lista com espíritos tocados pelas Chagas da Sombra.
  • Geist: The Sin-eaters adiciona a possibilidade de se jogar com fantasmas, perda de identidade progressiva, transformação em geist e adoração/devoção a entidades no mundo dos mortos que podem torná-los reapers, ceifadores.

Veja que outras entidades também são seres efêmeros, exemplo entidades abissais, seres supernos, goétia e demônios do inferno. Outras entidades podem momentaneamente se tornarem efêmera, exemplo mentes de mortais, de despertos e de beasts visitando os Reinos astrais ou vampiros e despertos fazendo projeção astral. Também temos seres que usam algumas das mecânicas de seres efêmeros, mas não são efêmeros, exemplo Strix e Quasmalim. Todos eles tem a tendência de se manterem relevantes apenas nos seus respectivos cenários de jogo, por isso que aqui vou tentar me manter apenas nas características que os primeiros três dividem.

O que temos em comum?

Espíritos, Fantasmas, Anjos, outros efêmeros e os que eu postei acima possuem um versão simplificada dos atributos. Ao invés de nove atributos divididos em físico, mental e social e em poder, refinamento e resistência, todos os seres sem substância usam apenas três atributos:

  • Poder: Aqui temos tudo relacionado ao quanto a entidade conhece, força e impressiona o mundo ao seu redor.
  • Refinamento: Agilidade, esperteza e oportunismo são medidos por esse atributo.
  • Resistência: O quanto é difícil danificar ou alterar a natureza da entidade.

Características decorrentes de atributos para mortais usam os atributos poder, refinamento e resistência da entidade efêmera.
Outras fatores que eles tem em comum são:

  • Um comportamento proibido a eles, único para cada indivíduo, ban.
  • Uma substância que os fere gravemente, único para cada indivíduo, bane.
  • São capazes de fortificar, influenciar, controlar e criar fenômenos que sejam conectados aos conceitos de tais entidades, influência.
  • Alguns poderes clássicos de assombração como interferência em tecnologia, medo, sinais etc, numinas.
  • Acesso a alguma forma de se manifestar no mundo, manifestation.  

O Rank é o que define a quantidade de pontos nos atributos, o quão raro é a substância que pode feri-lo, o quanto ele manipula os conceitos vinculados a ele, a quantidade de assombrações e meios para se manifestar que ele tem acesso.

Caso não possuindo, materializados ou fundidos, efêmeros existem no estado Crepuscular, Twilight. Cada tipo de entidade efêmera existe numa frequência distinta das outras. Qualquer indivíduo no estado crepuscular é invisível aos olhos mortais.

Seres efêmeros também possuem essência como bateria sobrenatural. Todos os efeitos sobrenaturais que eles têm acesso consomem essência. Se eles forem destruídos e ainda possuam alguma essência, eles se reformarão depois de algum tempo. A destruição quando eles não possuem essência é permanente. O uso de comportamentos proibidos a tais indivíduos, banbane, é uma forma eficiente de drenar sua essência ou até mesmo de bani-los em casos mais graves. Essência também é sangrada por seres efêmeros se eles não estão vinculados a seus respectivos nichos, mais informações abaixo.
Entidades efêmeras são influenciáveis por rituais e talismãs humanos. Tais meios devem ser customizados a cada entidade. Conhecimento em ocultismo elevado, integrity alta e Força de Vontade alta auxiliam muito na execução e confecção de tais rituais e talismãs.

O que eles tem de diferente?

Fantasmas no mundo dos vivos possuem Rank até dois. Estão sujeitos a perda de identidade. Possuem vício, virtude e integrity, o que permite alguma facilidade quando humanos tentam entender seus comportamentos.
Todo fantasma possui um ou mais objetos aos quais estão ancorados, isso os impede de serem jogados no mundo dos mortos. As âncoras em geral tem relação com seus assuntos inacabados. A âncora também é o fenômeno vinculado com o conceito do fantasma. Sendo assim ele pode manipulá-la de maneiras incríveis. 

Eles recuperam essência por se manterem próximos de suas âncoras e quando humanos se lembram do fantasma, quem ele foi em vida e da perda que a morte dele causou.

Fantasmas são ecos dos mortos, isto é qualquer coisa viva ou inanimada pode deixar um fantasma para trás. Em geral trauma psicológico influencia bastante o Rank do fantasma gerado.

Espíritos são reflexos torpes de quase tudo que existe no mundo material. Eles são particularmente alienígenas a forma humana de pensar o mundo, por não possuírem nenhum tipo de ética, vício ou virtude. O conceito de personagem de cada espírito é tudo que guia as decisões da tais entidades. O Rank também influência a personalidade ou o ego do espírito.

Espíritos se aproximam de e podem usar suas manifestações a partir de qualquer pessoa, objeto, local ou fenômeno similar/ressonante com o conceito do espírito. No momento que o objeto ressonante deixa de se encaixar no conceito do espírito as manifestações cessam. Ressonância também facilita para eles atravessarem da Sombra para o mundo material e é a fonte de essência para eles.
Espíritos são nativos da Sombra, um reflexo separado do nosso mundo pelo Dromo. Espíritos de Rank 0 a 10 tem acesso a meios para fazer a travessia.

Image result for god-machine chroniclesAnjos são máquinas do God-machine para executar missões específicas. Eles possuem acesso a truques e atalhos instalados pelo God-Machine no nosso mundo de acordo com a função que o Anjo possui, destruição, proteção, mensagem, organização etc. Anjos possuem vício e virtude, porém em geral conceitos estranhos se aplicam aqui, como silencioso, curioso, pontual etc.

Anjos sempre estão atrelados a uma infra-estrutura do God-Machine que pode ser qualquer coisa, o maquinário dentro de uma fábrica, um prédio de apartamentos, uma sociedade secreta etc. Anjos podem se manifestar a partir dessas infra-estruturas. Essência é tratada como combustível para eles e sacrifícios realizados por cultos ao God-Machine são bem vindos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *