Nós não começamos o Incêndio

Incêndios são uma marca de situações perigosas e mortais, porém é muito fácil tratá-los como apenas uma armadilha ou um detalhe de cena. Eis aqui algumas ferramentas do Chronicle of Darkness que podem tornar os seu incêndios memoráveis. Muitos delas são adaptáveis a outros jogos.

Sempre está queimando

Image result for fire spiritTem uma porrada de seres efêmeros que podem ser criados, acordados a atraídos pelo fogo. Fantasmas e Espíritos são os mais comuns, horrores desgarrados de Beast também são uma opção. Aqui a brincadeira é usar a influência de seres efêmeros para tornar o incêndio algo mais perigoso. Nesse caso o Incêndio terá uma agenda, também é importante atribuir uma ban, atitude compulsiva, ou um bane, substância anátema aquela entidade, presentes na cena.

Influência fogo ranque um a três:

  • Aumentar a intensidade do fogo.
  • Exercer ataques com o incêndio.
  • Aumentar o tamanho do incêndio.

Se você acredita que a situação é importante suficientemente, também é possível afirmar que um ser efêmero de ranque quatro ou cinco é quem tomou o controle do incêndio. Nesse caso o incêndio passa a poder se expandir sem qualquer razão ou padrão. Caso contrário os efeitos de influência duram poucos turnos.

Veja que nada te obriga a usar uma entidade com influência sobre fogo, influências como sufocamento, química, explosão, toxinas etc, são alternativas interessantes também.Image result for fire ghost

Outra opção é o uso de manifestações, pois o ambiente está similar ao conceito do entidade efêmera ou a suas âncoras. Nesse caso, quanto mais as pessoas e objetos estiverem envolvidas pelo incêndio, maior é o controle da entidade efêmera sobre elas.

  • Quem está no incêndio será afetado por ilusões.
  • Objetos no incêndio refletem a entidade efêmera e podem transmitir informações dela.
  • A entidade efêmera pode implantar missões e comandos em pessoas feridas pelo incêndio. Quanto mais dano a pessoa levou, maior a complexidade do comando.
  • Objetos danificados pelo incêndio podem ser tocados e utilizados pela entidade efêmera.
  • Pessoas, cadáveres e objetos em chamas podem ser possuídos pela entidade efêmera.

Desde quando o mundo gira

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Apesar do incêndio em si não ser um ser vivo. Ele segue um padrão, se espalhar o mais rápido possível e consumir todo o combustível ao redor. Sendo assim você poderia trabalhar o incêndio como uma perseguição. No caso o incêndio usará 3 + intensidade das chamas para determinar o número de dados do Incêndio na perseguição, a cada turno de perseguição o incêndio ganha mais 1 dado. Salvo no caso de pessoas treinadas para lidar com incêndio, isto é bombeiro, sobrevivência três ou mais, ou uma especialização relacionada ao local ou a incêndios, os personagens tentando fugir do incêndio perdem a explosão do 10 e a cada turno eles recebem uma penalidade cumulativa de -1. Veja que a penalidade retorna a zero se o personagem mudar a ação que ele está utilizando para fugir do incêndio. Um Incêndio pleno em andamento tem deslocamento 10 e iniciativa 10.

O número de sucessos alvo para o incêndio é 5, se ele alcançar esses sucessos antes dos personagens fugirem aplique 3+intensidade do fogo em dano por turno. Modificadores para sucessos alvo do incêndio:

  • Intensidade do Incêndio.
  • nível na vantagem Safe Place ou vantagens relacionadas, se o local usa armadilhas inflamáveis.
  • + nível na vantagem Safe Place ou vantagens relacionadas, se o local foi preparado para evitar incêndios

Para personagens o número sucessos alvo também é 5, se eles alcançarem o número alvo, eles estão seguros. Modificadores para os sucessos alvo dos personagens:

  • + Intensidade do Incêndio.
  • + nível na vantagem Safe Place ou vantagens relacionadas, quando o local usa armadilhas inflamáveis. Se não é o Safe Place do personagem.
  • nível na vantagem Safe Place ou vantagens relacionadas, se o local foi preparado para evitar incêndios ou se for o Safe Place do personagem.

Toda vez que os personagens falharem eles sofrem 2 de dano contuso devido a fumaça, 1 de dano letal em queimaduras, perdem um de seus sucessos acumulados ou algum efeito do tipo perna ou braço quebrados, cegueira, surdez etc temporariamente, veja abaixo para mais ideias.

Não, nós não o acendemos

Fogo não é a única ameaça num incêndio. Especificamente temos as ameaças que podem acontecer aos personagens e as situações que podem ser parte do incêndio, Tilts. Tudo depende do local onde o incêndio estiver ocorrendo.

O que acontece aos personagens?

  • Braço quebrado, seu braço está incapacitado por dor ou ferimento.
  • Cega, sua visão foi removida ou reduzida.
  • Queimando, você está tomando dano de fogo rapidamente.
  • Surdo, sua audição foi removida ou reduzida.
  • Caída, você caiu no chão, interrompendo a sua ação.
  • Perna quebrada, sua perna está incapacitada por dor ou ferimento.
  • Preso, suas roupas ou corpo estão presos por um objeto, te segurando no mesmo lugar.
  • Envenenada, você está sendo ferida por uma toxina da ação rápida.
  • Atordoada, você brevemente incapacitada.

A grosso modo todos esses efeitos se encerram ao sair da área do incêndio ou quando o personagem se recupera do dano causado pelo incêndio. Algumas das ameaças podem ser encerradas ainda dentro do incêndio, você pode se levantar caso tenha caído. Por outro lado elas podem gerar consequências mais duradouras:

  • Cicatrizes, potencialmente criando a vantagem aparência surpreendente.
  • Testes de Integrity, se as perdas e dano sofridos pelo personagem forem significantes.
  • Condições do tipo penalidade -2 pra determinados tipos de ações.Image result for fire damage

A situação em si do incêndio pode criar um ambiente que agrava a cena para os personagens:

  • Sufocando, você não tem acesso a ar oxigenado, receba dano contuso por turno.
  • Inferno, -2 em todas as ações devido a dor e fumaça. Após 2 turnos, todo personagem toma 2 de contuso todo turno devido inalação de fumaça. Depois de três turnos o personagem sofre 1 de letal devido a queimaduras. Se o personagem pegar fogo, ele sofrerá 4 de dano letal por turno até morrer.
  • Péssima iluminação reduz a sua visão.
  • Tumulto, pessoas sem direção se atropelam e pisoteiam mutuamente arriscando dano contuso.
  • Colapso Urbano, o prédio está caindo, e personagens pode cair, serem atingidos, presos ou soterrados por detritos.
  • Luz ardente, chamas excessivamente brilhantes. Penaliza visão em – 3 dados, outras ações estão sujeitas a uma penalidade de -1 dado.
  • Terreno Irregular, chão traiçoeiro. Penaliza -2 dados tentativas de se manter firme, arrisca cair ao falhar em ações físicas. Cair causa 2 de dano letal.
  • Labirinto, o ambiente desorienta. Personagens precisam passar em testes de Inteligência+ Autocontrole-3 para navegar.
  • Saídas seladas, os caminhos estão obstruídos.
  • Vapor, nuvens escaldantes. Penalizam ações utilizando visão em -2.
  • Instável, penaliza ações envolvendo destreza e a defesa em -3 dados, falhas causam quedas. Personagens podem fazer um teste de destreza+esportes para evitar a penalidade.
  • Gases Tóxicos, personagens respirando sofrem 1 de dano letal por turno respirando.

 Mas tentamos enfrentá-lo

Image result for fighting deadpool inside a fireAté o momento tratei o incêndio como a ameaça principal da cena. Em algumas situações o incêndio é apenas o pano de fundo da ação nesse caso o incêndio oferece riscos e vantagens podem ser exploradas pelo jogador caso ele pegue o preço.

  • Vantagem: O personagem utiliza das penalidades ou fontes de dano do incêndio como equipamento, desde que o jogador aceite os efeitos de falha dramática.
  • Penalidade: Uma das ideias apresentadas anteriormente para agravar o risco da situação.
  • Falha Dramática: Uma das opções que podem acontecer com o personagem ou os efeitos de dano de um das situações de exemplo. Jogador pode escolher sofrer a penalidade para ter acesso a vantagem da cena.

Fontes:
https://www.cfa.vic.gov.au/plan-prepare/how-fire-behaves
Sempre está queimando
Regras para criaturas efêmeras.
https://www.drivethrurpg.com/product/114078/World-of-Darkness-GodMachine-Rules-Update?term=rules+upda

A Substância do Insubstancial


Desde quando o mundo gira
Perseguição descrita no Chronicle of Darkness Core.
https://www.drivethrurpg.com/product/168428/Chronicles-of-Darkness
A Sebe de Changelin: The Lost em perseguição.
https://www.drivethrurpg.com/product/248078/Changeling-the-Lost-Second-Edition
Não, nós não o acendemos
Mecânica de Tilts, presente no God-Machine Rules Update.
http://wodcodex.com/wiki/Tilts
http://wodcodex.com/wiki/Lair_Traits
Mas tentamos enfrentá-lo
Framing Scenes do suplemento Hurt Locker
https://www.drivethrurpg.com/product/199275/Chronicles-of-Darkness-Hurt-Locker

 

 

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